• 01/10 - Aguarde nova agenda

PERFIL

Célia Rocha nasceu em Arapiraca , em 29 de outubro de 1952. É Filha do comerciante Antonio Pereira Rocha – primeiro presidente do ASA - e da senhora  Zélia Barbosa Rocha. No final da década de 60, sua família mudou-se para São Paulo, onde Célia Rocha cursou a faculdade de Medicina e, em 1976, começou a vida profissional. 

 

É mãe de três filhos: Daniel - que mais tarde se tornaria vereador por Arapiraca - a fisioterapeuta Mariana e a farmacêutica Natália. É  avó de Nayara, Gustavo e Gabriel.
 
Especializou-se em pediatria e no ano de 1984 voltou a Arapiraca, onde descobriu sua verdadeira vocação: trabalhar para o povo de sua terra. A jovem médica instalou consultório na cidade e provocou um impacto em função de seu entusiasmo profissional, onde quebrou paradigmas e estabeleceu relações especiais com pacientes e seus familiares.
 
Vida política
 
Foi convidada pelo então prefeito Severino Leão para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Seu pioneirismo resultou na implantação do SUDS – Sistema Único e Descentralizado de Saúde - construindo os primeiros cinco Centros de Saúde na cidade e humanizando o atendimento aos pacientes, tornando Arapiraca a primeira cidade brasileira a desenvolver esse sistema de saúde.
 
Em 1988, Célia Rocha entrou definitivamente na vida política. Ao lado amiga Ceci Cunha foi eleita vereadora. Quatro anos mais tarde foi reeleita com esmagadora votação, tornando-se a primeira mulher a presidir  a Câmara de Vereadores de Arapiraca. A luta pela qualidade de vida dos arapiraquenses marcou a passagem de Célia Rocha durante os dois mandatos no legislativo municipal.
 
O povo arapiraquense reconheceu o trabalho desta mulher aguerrida e dinâmica e, em 1996, Célia  foi eleita a primeira prefeita de Arapiraca. Ela redesenhou a história política administrativa da cidade realizando importantes projetos na saúde, educação e no comércio - impulsionando o desenvolvimento econômico e, consequentemente, melhorando a condição de vida do povo arapiraquense.
  
Com a reeleição em 2000, Célia Rocha colocou definitivamente Arapiraca no caminho do desenvolvimento. No segundo mandado realizou grandes obras de infraestrutura que mudaram o “cenário paisagístico” do município. Entre elas, a construção da primeira etapa do Parque Ceci Cunha, a revitalização do centro da cidade e a construção do novo Mercado Público.    

Elegeu seu sucessor, o Prefeito Luciano Barbosa com mais de 85% de aprovação popular e em 2008, garantiu a vitória de seu filho, Daniel Rocha, o vereador mais bem votado da história da cidade. 
 
Em 2011 foi eleita a segunda Deputada Federal mais bem votada do Estado de Alagoas.  É considerada uma das melhores gestoras municipais de Alagoas - além de ser uma das principais lideranças do Agreste alagoano. 
 
Mulher 
 
É conhecida por sua personalidade aguerrida, forte, corajosa e determinada. Mas é seu carisma, sua maneira simples de se relacionar com as pessoas que a tornaram em umas das mulheres mais respeitadas e admiradas do Brasil.
 
A luta pela qualidade de vida dos arapiraquenses tem marcado  a trajetória de  Célia Rocha - a mulher que redesenhou a história política, administrativa e social de Arapiraca. Célia tem lutado pela construção de uma cidade desenvolvida - que cresça preocupada com a melhoria da qualidade de vida para todos - crianças, homens, mulheres. 
 
"Porque as coisas, as pessoas, o ASA... enfim - tudo que é de Arapiraca me empolga, me emociona. Essa cidade é de fato o meu orgulho, a minha paixão”.
 
Principais Realizações
 
Ampliação da rede de abastecimento de água na zona urbana, de 30% para 95% e a implantação de adutoras e redes de distribuição em 60% das comunidades da Zona Rural;
Fortalecimento do modelo de promoção e prevenção da saúde através da ampliação do número de equipes do PSF, de apenas uma equipe quando assumiu a chefia do poder executivo municipal para 30 equipes em 2003, com cobertura de 65% (sessenta e cinco por cento) da população, valorizando a premissa da qualidade de vida como resultante do processo;
Revitalização da rede municipal de Educação, com Sistema Municipal de Ensino; Gestão Democrática, incluindo eleições diretas nas Escolas da rede pública municipal; ações para redução de índices de evasão e repetência escolar; e ampliação na oferta de vagas, incluindo construção de mais de uma centena de salas de aula;
Revitalização do comércio;
Construção da barragem em Bananeiras, compondo um projeto de fortalecimento da agricultura e da economia da região;
Implantação dos Projetos de irrigação constituindo o “cinturão verde” e fortalecendo a agricultura familiar;
Relocação dos equipamentos públicos para abastecimento “mercado” e “matadouro”, modernizando-os e oferecendo à comunidade uma melhor qualidade de serviços e de produtos;
Construção e funcionamento da Casa da Cultura;
Construção do Centro de Zoonose;
Construção do Centro de Diagnósticos Ceci Cunha;
Construção do Parque Ceci Cunha, resgatando para o lazer público uma área que estava extremamente degradada;
Construção de cerca de 1000 unidades habitacionais populares;
Ampliação de redes elétricas para atendimento às comunidades rurais;
Doação do terreno para construção da Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly;
Participação na construção do Fórum, inclusive com a doação do terreno;
Reestruturação administrativa, incluindo a construção e implantação do Centro Administrativo e sua informatização;
Fortalecimento das estruturas de participação popular, através de apoio às associações e conselhos municipais, inclusive com o levantamento e construção dos Diagnósticos Comunitários Rural e Urbano;
Implantação e valorização do Fórum DLIS/Comunidade Ativa;
Implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/PETI, voltado à eliminação desse mal que permeia a realidade sócio-econômico-cultural do município e região, tendo sido o maior do Brasil (atende 7.550 crianças), inclusive reconhecido como referência internacional; 
Valorização do servidor público, ainda que incipiente quando comparada com o desejável índice de atendimento às necessidades dos mesmos, destacando-se:
Realização de 04 (quatro) concursos públicos que geraram mais de mil novos empregos  o quadro permanente de servidores.

 

Qual obra iniciada por Luciano deve receber mais investimentos com Célia?
Mercado do Artesanato
Lago da Perucaba
Área Verde
Bosque das Arapiracas
VOTE CERTO